quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Projeto estudado no Projeto Vetor participa da 4° FEICINTEC e abre possibilidade de obtenção de patente

Projeto Vetor: o pontapé para novas oportunidades


O Projeto Vetor é uma iniciativa motivada pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos (CAEB) com o objetivo de estimular os calouros do curso a adquirirem uma visão mais ampliada da referida graduação através do aprendizado por tutoria. Este projeto foi elaborado outro curso, e modificado pelo CAEB para a Eng. de Bioprocessos. 
Assim sendo, o aluno recém-admitido no curso e matriculados na disciplina de “Introdução à Engenharia de Bioprocessos” tem a oportunidade de receber a mentoria de um egresso ou que já estão em períodos mais avançados da graduação.
A partir dessa mentoria, os ingressantes têm a chance de desenvolver ao longo de todo o semestre um projeto teórico e/ou prático alinhado com as mais variadas temáticas que perfazem a biotecnologia. Desse modo, além da tremenda troca de experiências entre mentor e mentorado, o estudante tem também o privilégio de protagonizar a escolha do assunto a ser desenvolvido, favorecendo assim a motivação para o desenvolvimento da pesquisa.
Ainda, o Projeto Vetor pode contribuir para uma outra faceta: a de que, para a maioria dos estudantes, será o primeiro contato com a literatura científica, bem como com a ciência e seus desafios inerentes (persistência, resiliência e trabalho duro). Adicionalmente, o aluno passa a ter a oportunidade de enxergar mais à frente no curso e já pode começar a determinar suas preferências e possível escolha do caminho profissional a ser seguido.
 No primeiro semestre de 2016 a primeira edição do Projeto Vetor foi rodada e outra potencialidade de contribuição do referido projeto ficou bem clara: de que a participação bem-sucedida nesse tipo de iniciativa pode ser o pontapé para a criação de projetos inovadores. Nesse contexto, um exemplo que bem ilustra essa nova possibilidade refere-se ao projeto mentorado pela egressa do curso Lorena de Oliveira Felipe e seu grupo de estudantes.
De acordo com Lorena, o Projeto Vetor foi apenas o começo de uma ideia que, posteriormente, iria gerar muitas outras oportunidades. A prova disso é que encerrado o semestre, a pesquisa mentorada por Lorena não teve seu fim determinado. E, para assegurar o rápido desenvolvimento do projeto, várias parcerias foram feitas, tornando a pesquisa multidisciplinar e com claras perspectivas futuras.
Dessa maneira, atualmente, além da professora-voluntária Lorena Felipe, a equipe está composta pelo Prof. Igor José Boggione dos Santos (DQBIO); Prof. Tarsis Prado Barbosa (DETEM) e Prof. Eduardo Prado Baston (DEQ). Outros quatro estudantes de diferentes Engenharias também estão compondo o referido grupo de pesquisa. Ainda, a dedicação dispensada ao projeto já está possibilitando feedbacks positivos, entre os quais: (i) a redação de uma patente; (ii) a participação na 4 FEICINTEC (Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas promovida pelo CREA-MG); (iii) bem como a pré-aceleração da ideia para uma possível incubação do processo tecnológico inventado no ano de 2017”.
Alunos na 4ª FEICINTEC, promovida pelo CREA-MG
Portanto, o Projeto Vetor vem reforçar que iniciativas pioneiras como essa, onde calouros e egressos são abraçados, podem contribuir efetivamente na valorização do curso de Engenharia de Bioprocessos, mostrando e reforçando que a Biotecnologia sinaliza cada dia mais o seu protagonismo em um futuro próximo como ciência-chave para o desenvolvimento sustentável.

Abaixo, segue o depoimento de dois estudantes que fizeram parte da Primeira Edição do Projeto Vetor:

“Participar do projeto vetor foi um grande aprendizado, pois tive a oportunidade de ter contato direto, já desde o primeiro período, com os laboratórios da Universidade.  Além disso, o projeto incentiva o aluno a buscar por novidades, desenvolver o trabalho em equipe e a capacidade de falar em público. E, ainda, é possível que o grupo desenvolva um projeto realmente inovador, que desperte o interesse de algum docente que esteja assistindo à apresentação, podendo assim se tornar mais que um simples trabalho. Tive o prazer de ter como monitora Lorena de Oliveira Felipe, a qual estava realmente interessada em passar seu conhecimento e participar ativamente de todas as reuniões, além de toda a motivação que nos proporcionava. Pude ter alegria de ver o sucesso do projeto, depois de tanto trabalho duro. Foram sábados no laboratório, noites preparando a apresentação, tardes ensaiando. E ver que todo aquele esforço me trouxe e traz, ainda hoje, bons resultados, é o mais gratificante”.
Paula Xavier desenvolveu o Projeto “Estudo da biodegradação do poliestireno expandido (EPS) pela larva do bicho-da-farinha” e mentorada da tutora Lorena de Oliveira Felipe.

“Participar do Projeto Vetor foi uma experiência bem bacana, nela pude perceber as várias áreas de atuação de um Eng. de Bioprocessos. Elaborei um projeto na área de medicamentos na qual obtive muito aprendizado, aprendi a trabalhar em equipe, pesquisar e ter postura na hora de apresenta e um trabalho fora o conhecimento adquirido. No final de tudo pude ter certeza que eu quero me formar como Engenheiro de Bioprocessos."

Breno Quites desenvolveu o Projeto "Produção de insulina utilizando tecnologia do DNA recombinante em alface".

Um comentário:

  1. Parabéns a toda a equipe e ao CAEB por incentivar e atuar junto conosco neste Projeto Vetor que tem trazido muitas idéias e perspectivas excelentes para o curso. Obrigado pela parceria sempre. Igor Boggione

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