Projeto Vetor: o pontapé para novas oportunidades
O Projeto
Vetor é uma iniciativa motivada pelo Centro Acadêmico de Engenharia de
Bioprocessos (CAEB) com o objetivo de estimular os calouros do curso a
adquirirem uma visão mais ampliada da referida graduação através do aprendizado
por tutoria. Este projeto foi elaborado outro curso, e modificado pelo CAEB para a Eng. de Bioprocessos.
Assim sendo,
o aluno recém-admitido no curso e matriculados na disciplina de “Introdução à
Engenharia de Bioprocessos” tem a oportunidade de receber a mentoria de um
egresso ou que já estão em períodos mais avançados da graduação.
A partir
dessa mentoria, os ingressantes têm a chance de desenvolver ao longo de todo o
semestre um projeto teórico e/ou prático alinhado com as mais variadas
temáticas que perfazem a biotecnologia. Desse modo, além da tremenda troca de
experiências entre mentor e mentorado, o estudante tem também o privilégio de
protagonizar a escolha do assunto a ser desenvolvido, favorecendo assim a
motivação para o desenvolvimento da pesquisa.
Ainda, o
Projeto Vetor pode contribuir para uma outra faceta: a de que, para a maioria
dos estudantes, será o primeiro contato com a literatura científica, bem como
com a ciência e seus desafios inerentes (persistência, resiliência e trabalho
duro). Adicionalmente, o aluno passa a ter a oportunidade de enxergar mais à
frente no curso e já pode começar a determinar suas preferências e possível
escolha do caminho profissional a ser seguido.
No primeiro semestre de 2016 a primeira edição
do Projeto Vetor foi rodada e outra
potencialidade de contribuição do referido projeto ficou bem clara: de que a
participação bem-sucedida nesse tipo de iniciativa pode ser o pontapé para a criação de projetos
inovadores. Nesse contexto, um exemplo que bem ilustra essa nova
possibilidade refere-se ao projeto mentorado pela egressa do curso Lorena de
Oliveira Felipe e seu grupo de estudantes.
De acordo
com Lorena, o Projeto Vetor foi apenas o começo de uma ideia que,
posteriormente, iria gerar muitas outras oportunidades. A prova disso é que
encerrado o semestre, a pesquisa mentorada por Lorena não teve seu fim
determinado. E, para assegurar o rápido desenvolvimento do projeto, várias
parcerias foram feitas, tornando a pesquisa multidisciplinar e com claras
perspectivas futuras.
Dessa
maneira, atualmente, além da professora-voluntária Lorena Felipe, a equipe está
composta pelo Prof. Igor José Boggione dos Santos (DQBIO); Prof. Tarsis Prado
Barbosa (DETEM) e Prof. Eduardo Prado Baston (DEQ). Outros quatro estudantes de
diferentes Engenharias também estão compondo o referido grupo de pesquisa.
Ainda, a dedicação dispensada ao projeto já está possibilitando feedbacks positivos, entre os quais: (i)
a redação de uma patente; (ii) a participação na 4ₒ FEICINTEC (Feira
de Ciências e Inovações Tecnológicas promovida pelo CREA-MG); (iii) bem como a
pré-aceleração da ideia para uma possível incubação do processo tecnológico
inventado no ano de 2017”.
Alunos na 4ª FEICINTEC, promovida pelo CREA-MG |
Portanto, o
Projeto Vetor vem reforçar que iniciativas pioneiras como essa, onde calouros e
egressos são abraçados, podem contribuir efetivamente na valorização do curso
de Engenharia de Bioprocessos, mostrando e reforçando que a Biotecnologia
sinaliza cada dia mais o seu protagonismo em um futuro próximo como
ciência-chave para o desenvolvimento sustentável.
Abaixo, segue o depoimento de
dois estudantes que fizeram parte da Primeira Edição do Projeto Vetor:
“Participar do projeto vetor
foi um grande aprendizado, pois tive a oportunidade de ter contato direto, já
desde o primeiro período, com os laboratórios da Universidade. Além disso, o projeto incentiva o aluno a
buscar por novidades, desenvolver o trabalho em equipe e a capacidade de falar
em público. E, ainda, é possível que o grupo desenvolva um projeto realmente
inovador, que desperte o interesse de algum docente que esteja assistindo à
apresentação, podendo assim se tornar mais que um simples trabalho. Tive o
prazer de ter como monitora Lorena de Oliveira Felipe, a qual estava realmente
interessada em passar seu conhecimento e participar ativamente de todas as
reuniões, além de toda a motivação que nos proporcionava. Pude ter alegria de
ver o sucesso do projeto, depois de tanto trabalho duro. Foram sábados no
laboratório, noites preparando a apresentação, tardes ensaiando. E ver que todo
aquele esforço me trouxe e traz, ainda hoje, bons resultados, é o mais
gratificante”.
Paula
Xavier desenvolveu o Projeto “Estudo da biodegradação do poliestireno expandido
(EPS) pela larva do bicho-da-farinha” e mentorada da tutora Lorena de Oliveira
Felipe.
“Participar do Projeto Vetor
foi uma experiência bem bacana, nela pude perceber as várias áreas de atuação
de um Eng. de Bioprocessos. Elaborei um projeto na área de medicamentos na qual
obtive muito aprendizado, aprendi a trabalhar em equipe, pesquisar e ter
postura na hora de apresenta e um trabalho fora o conhecimento adquirido. No
final de tudo pude ter certeza que eu quero me formar como Engenheiro de
Bioprocessos."
Breno Quites desenvolveu o Projeto "Produção de insulina utilizando tecnologia do DNA recombinante em alface".
Parabéns a toda a equipe e ao CAEB por incentivar e atuar junto conosco neste Projeto Vetor que tem trazido muitas idéias e perspectivas excelentes para o curso. Obrigado pela parceria sempre. Igor Boggione
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