quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mercado de trabalho: engenharia verde

As recentes descobertas em genética e biologia molecular, a capacidade de manipular o DNA, mudaram nossa percepção sobre medicina, agricultura e gestão ambiental. Os avanços científicos nessa área estão sendo traduzidos, por meio da biotecnologia, em novos – e revolucionários – produtos e serviços. Quem domina a ciência de transformar material biológico em produto é o Engenheiro de Bioprocessos, também conhecido como Engenheiro Bioquímico ou Engenheiro de Biotecnologia e Bioprocessos.
A Engenharia de Bioprocessos tem um papel essencial para que a sociedade atinja o tão desejado desenvolvimento sustentável. Este profissional é responsável pelo projeto, desenvolvimento e produção dos chamados produtos verdes, que vão desde plásticos recicláveis a materiais de construção, papel e produtos químicos. Aplica os princípios de engenharia verde para criar biocombustíveis, alternativa energética para substituir os combustíveis fósseis atuais, considerados os maiores poluidores e causadores do efeito estufa.
Os engenheiros de bioprocessos são excepcionalmente qualificados para resolver os problemas de hoje e amanhã. A demanda por estes profissionais continua a crescer, pois eles são a o elo entre o laboratório de pesquisa e a implementação, em escala industrial, de biotecnologias na produção de bens e serviços.
Para esta área da engenharia, há boas oportunidades tanto na área de saúde (farmacêutica, cosmética) como na de alimentos, em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia, Minas Gerais e região amazônica. Existe trabalho também em destilarias de produção de etanol, indústrias de papel e celulose, de ração e agroindústrias em geral. No Sul, são boas as chances no setor de enologia. Vinícolas da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, abrem vagas para o profissional acompanhar o processamento de vinhos e derivados da uva. Companhias que trabalham com carne também oferecem vagas. Por ser um mercado recente e em expansão, não há um piso salarial definido. No entanto estima-se que o salário inicial seja, em média, de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00, segundo sites especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário