sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cirurgia 'repara' bico deformado de ave que cresceu demais dentro de ovo


Um filhote de milhafre-egípcio que nasceu com o bico deformado depois de crescer demais dentro do ovo foi submetido a uma cirurgia reparadora na Inglaterra.
Batizado de Beaky, o pássaro foi submetido a uma cirurgia na parte inferior do bico nove dias depois do nascimento.
O bico do filhote ficou deformado e apontando para o chão depois que foi dobrado e pressionado contra a casca do ovo durante a incubação.
Veterinários afirmaram que a cirurgia foi bem-sucedida e disseram esperar que o filhote tenha uma vida normal, podendo viver até 25 anos.
O filhote nasceu no Centro Internacional de Aves de Rapina (ICBP, na sigla em inglês) na cidade de Newent, no condado inglês de Gloucestershire.
Neil Forbes, que participou do procedimento, afirmou que quebrar e recolocar a mandíbula de um pássaro tão jovem foi "desafiador e complexo".
"Estou absolutamente fascinado. Nós pegamos um filhote que não tinha chance de sobrevivência e demos a ele uma nova chance".
Os milhafres-egípcios tem bico de cor amarelada e são encontrados principalmente no norte da África. São aves de rapina e se alimentam de pequenos mamíferos.

Recuperação

Holly Cale, do ICBP, afirmou que Beaky se "recuperou extremamente bem".
"Estamos encantados com o sucesso da cirurgia e, apesar de tudo, ele está se recuperando muito bem".
Beaky vai permanecer no ICBP antes de ser transportado para a Bélgica, onde deve participar de apresentações com outros pássaros de sua espécie.

Fenômeno da "lua azul" poderá ser visto nesta sexta-feira (HOJE, 31/07)

31/07/2015

O fenômeno da "lua azul", algo que acontece aproximadamente a cada três anos e que não voltará a ocorrer até janeiro de 2018, poderá ser visto no céu na noite de sexta-feira (31), o último dia do mês julho.

Como lembra o Observatório Naval dos Estados Unidos em seu site, o fenômeno da "lua azul" acontece quando há uma segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário.

Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias, por isso, quando a lua cheia acontece no início do mês, é provável que haja uma segunda no final. Isso é o que vai ocorrer neste mês de julho, que teve sua primeira lua cheia no dia 2 e terá uma segunda, a "azul", nesta sexta-feira, dia 31.

O fenômeno se chama "lua azul", mas o astro não será visto nessa cor, mas em tons de cinza, branco e prateado, os que normalmente se veem na superfície do satélite natural da Terra.

Segundo os especialistas, a lua apresentou a cor azul em muito poucas ocasiões, por efeito de pó, cinza ou fumaça na atmosfera da Terra devido a grandes erupções vulcânicas e incêndios florestais.

A última "lua azul" ocorreu no dia 31 de agosto de 2012.

Disponível em <http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2015/07/30/fenomeno-da-lua-azul-podera-ser-visto-nesta-sexta-feira.htm> 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Gol adotará estratégia de biocombustível na Olimpíada

ter, 7 de jul de 2015
A Gol pretende repetir na Olimpíada de 2016 a mesma estratégia utilizada na Copa do Mundo de 2014, chamada de "Copa Verde" pela empresa, quando mais de 360 voos da Gol foram feitos com bioquerosene. Segundo o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, o objetivo é ter operações regulares com o combustível, mas ainda não há previsão sobre quando isso será viável.
"Estaremos novamente na Olimpíada com essa mesma estrutura da Copa. Essas demonstrações nesses grandes eventos esportivos servem justamente para demonstrar o nível de maturidade da tecnologia, o quão pronta ela está para aplicação", afirmou o executivo, no evento Ethanol Summit, na capital paulista.
A companhia vem dando passos para aumentar o uso do biocombustível e, além das operações em grandes eventos esportivos no Brasil, em setembro do ano passado a Gol realizou seu primeiro voo internacional com o combustível. "A Gol assumiu um protagonismo nessa plataforma no mercado brasileiro, devido à crença da companhia nessa solução", disse Kakinoff. "É uma convicção nossa, especialmente para uma companhia que tem crescimento tão acelerado quanto o nosso. Estamos falando de um insumo que representa 40% dos custos. Isso merece um nível de atenção especial."
O executivo apontou, porém, que o biocombustível demanda um marco regulatório que determine uma política de produção no Brasil. "Nós estamos procurando, dentro do nosso raio de ação, estimular a implementar isso. O que podemos antecipar é o potencial. Do ponto de vista tecnológico e de performance, esse combustível pode ser aplicado em larga escala. O que nós precisamos agora é ganhar volume de produção para que ele seja economicamente competitivo com o combustível fóssil", afirmou Kakinoff.

Parceria
Representantes da Boeing e da Embraer também participaram do evento e apontaram estratégias para aumentar o uso do biocombustível. O coordenador sênior de pesquisa para biocombustíveis em aviação da Boeing, Onofre Andrade, e o engenheiro de desenvolvimento de produto da Embraer, Marcelo Gonçalves, destacaram a parceria entre as duas empresas nesse sentido.
As companhias instalaram, em conjunto, um centro tecnológico em São José dos Campos, que já está operacional. "É um espaço onde vamos receber parceiros para discutir novos projetos. Temos a estrutura montada e um comitê das duas empresas que vai avaliar projetos. Estamos orgulhosos dessa parceria e acho que bons frutos surgirão", afirmou Andrade.
Segundo ele, os estudos de viabilidade conduzidos por ambas as companhias vão ajudar a avaliar novos investimentos. "Temos essa grande capacidade de pesquisa e isso vai dar mais segurança para novos investimentos nessa área", disse. "Pretendemos ser a referência em discussões de bioquerosene na aviação e aprofundar o relacionamento que temos com a Embraer. Acho que isso é muito importante tanto para a Boeing quanto para a Embraer. A demanda existe", acrescentou o executivo.

Disponível em: <https://br.noticias.yahoo.com/gol-adotar%C3%A1-estrat%C3%A9gia-biocombust%C3%ADvel-olimp%C3%ADada-210000715--finance.html>