segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto Compostagem

Projeto Compostagem 

A ATP Jr, em parceria com CAEB e Restaurante Malibu, está realizando um projeto de Compostagem no CAP, Ouro Branco.




  •  VideVerde Compostagem: A VideVerde é a primeira empresa de compostagem licenciada pelo INEA. Conta com uma unidade em Resende, com capacidade para processar 350 toneladas de resíduos orgânicos por mês e uma filial em Magé, capaz de processar 850 toneladas no mesmo período.
  • Projeto do Cenbio realiza compostagem de resíduos vegetais. O Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e a AES Eletropaulo estão realizando uma pesquisa conjunta para conhecer o destino dos resíduos vegetais gerados pelo serviço de poda de árvores que é feito para manutenção da rede distribuidora de energia. O estudo, que vem sendo realizado no Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) do IEE, está em sua fase final, e avaliou o trabalho da Eletropaulo, das empresas terceirizadas e dos 25 municípios pesquisados e a possível utilização dessa matéria orgânica como adubo.  (Fonte: AGÊNCIA USP)
  • ECOHospedagem – Rede de hoteis. Incentiva e ajuda hoteis e restaurantes na realização da construção de uma compostaira ou minhocário para descarte de material orgânico do próprio hotel. Já possui 83 estabelecimentos cadastrados no Brasil. (http://ecohospedagem.com) 

Em breve, novas informações.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Visita Técnica Itambé



O CAEB realizou na última quinta-feira, dia 26 de março de 2015, uma visita técnica a unidade da Itambé na cidade de Sete Lagoas. Levamos alguns alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos, acompanhados pelo professor Bruno Xavier, para conhecer as instalações da fábrica e todo processo de produção.
Gostaríamos de agradecer imensamente a equipe da Itambé, que se mostrou muito atenciosa e receptiva. E um agradecimento especial a Tauane Braz, secretária Sociocultural do CAEB, que manteve contato direto com a empresa no agendamento e organização da visita.
O CAEB acredita na importância de que os estudantes estejam em contato direto com o mercado de trabalho e de conhecerem de perto as diversas áreas de atuação do Engenheiro de Bioprocessos. Além, é claro, do conhecimento adquirido observando a teoria da sala de aula na prática. E, por isso, o CAEB pretende estar constantemente oferecendo oportunidades de outras visitas para maior quantidade de alunos. Aguardem novos editais.

Alunos de Bioprocessos na visita técnica na Itambé - Sete Lagoas